Encontro com presença de ministro discute situação dos renais crônicos - CANAL MS

LEIA TAMBÉM

Campo Grande (MS),

Post Top Ad

sexta-feira, 29 de março de 2019

Encontro com presença de ministro discute situação dos renais crônicos



A Assembleia realiza nesta tarde (29), a partir das 14h, o 1º Encontro Público-Privado sobre “Doença Renal Crônica”, que terá a participação de especialistas, pessoas que sofrem com a doença, assim como profissionais que trabalham na área. Está confirmada a presença do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, no evento.
A discussão foi proposta pelo deputado Antônio Vaz (PRB), e está sendo organizada pela SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia). Entre os convidados para debater o tema está representantes da ABCDT (Associação Brasileira de Centros de Diálise e Transplante) e Associações dos Pacientes Portadores de Doença Renal Crônica do Mato Grosso do Sul.
O deputado disse que o assunto precisa entrar em pauta porque existe uma “crise” na terapia renal substitutiva, devido à falta de recursos. “Existe a necessidade de implantação de tratamento e prevenção da doença renal crônica”, ressaltou o parlamentar, sobre os motivos do evento.
Segundo informações da SBN, a doença renal crônica causa pelo menos 2,4 milhões de mortes no mundo por ano. O assunto também entrou em pauta porque na segunda quinta-feira de março é considerado o “Dia Mundial do Rim”. O encontro na sede do Legislativo que aumentar a conscientização sobre a doença e debater melhorias no tratamento.