Em período de tratamento, mulheres com câncer de mama realizam oficina de Arteterapia na Cassems - CANAL MS

LEIA TAMBÉM

Campo Grande (MS),

Post Top Ad

quinta-feira, 18 de abril de 2019

Em período de tratamento, mulheres com câncer de mama realizam oficina de Arteterapia na Cassems

Na última quarta-feira, às 9h, a Cassems realizou, na Clínica da Família, mais uma oficina de Arteterapia para mulheres em tratamento contra o câncer. A atividade foi conduzida pela equipe da diretoria de Assistência à Saúde, com assistente social, psicóloga e uma terapeuta ocupacional que conduziu a produção dos artesanatos. A ação foi realizada para promover a socialização entre as pacientes, autoestima e despertar de novas habilidades.
A terapeuta ocupacional do Centro de Atenção Psicossocial (Ciaps), Elizângela Carvalho, orientou a produção dos artesanatos e as reflexões realizadas durante a atividade. Figurativamente, a caixa de MDF foi construída pelas participantes como um espaço para jogarem em papéis seus sentimentos positivos ou negativos. “Durante um tratamento oncológico, a pessoa pode ficar frágil e sensível e nós, como terapeutas ocupacionais, queremos trabalhar a autoestima, da mulher saber que é capaz e que tudo tem um começo, meio e fim. Há outras alternativas para continuar a viver buscando a felicidade”.
Para Elizângela, a produção artesanal não é apenas uma prática de entretenimento para as pacientes, mas também, a oportunidade de dialogar com orientação profissional e com outras mulheres que passam pela mesma situação sobre o câncer de mama. Outro direcionamento que as participantes recebem é o de buscar tratamento psicológico e não alinhar apenas o cuidado físico, mas prezar também pela saúde mental.
“A Arteterapia é isso, buscar algo de diferente. Nós propomos uma conversa direcionada, pois não pode ser nada solto, é tudo programado, fazemos uma reflexão e damos uma atividade direcionada. As mulheres são recebidas com carinho e ajudam umas às outras nas reflexões. Eu trago um texto e falamos sobre ele. Nós damos orientações e sugestões para que elas sigam com a terapia. Essa não é uma atividade em vão, mas tem um objetivo por trás para contribuir com o psicológico delas”.
De acordo com a supervisora dos Programas de Prevenção da Cassems, Laida Sandim Teodoro, o plano de saúde realiza diversas atividades para mulheres em tratamento contra o câncer, como a Arteterapia, com oficinas de artesanato e a Cozinha Experimental, com aulas de culinária saudável. “Vejo que a terapia ocupacional é um incentivo para essas pacientes que passam por um momento tão delicado da vida. Lá, elas podem compartilhar as suas experiências, dores e a terapia vêm para contribuir com esse processo que não é fácil”.
A beneficiária aposentada Rita Rosália passou pelo tratamento oncológico da Cassems e foi orientada por sua psicóloga a buscar práticas para expressar os seus sentimentos durante este período. Para ela, a atividade escolhida foi a escrita. A paciente teve a autoestima devastada quando perdeu cabelo durante a quimioterapia e encontrou na sua arte uma alternativa para desabafar. Hoje, ela está curada do câncer e recomenda essas atividades para as colegas.
“Eu não queria largar o lenço, estava obcecada por ele, só conseguia dormir de lenço e ninguém poderia me ver sem. Eu tentei e não consegui escrever nada, cheguei a desistir, mas fiz a cirurgia e após o procedimento, eu tinha que ficar deitada por causa dos pontos e é uma sensação muito ruim, de inutilidade. Então, peguei o caderno e a caneta e fui descrever sobre o diagnóstico, as consultas de rotina, comecei a escrever e deu um livro. Fiquei muito feliz. Quero que as pessoas leiam e entendam que isso não é o fim do mundo, que existe um caminho à percorrer e no meio de tudo isso, é preciso curar a alma também”.
Para participar das ações para mulheres em tratamento contra o câncer, entre em contato com o número: (67) 3309-5305. Confira também as datas das próximas edições do programa de prevenção “Cozinha Experimental” com aulas de culinária saudável para pacientes oncológicas:
 - 25/04/2019
- 30/05/2019
- 25/07/2019
- 22/08/2019
- 26/09/2019
- 31/10/2019
- 28/11/2019


-- 


Assessoria de Comunicação Cassems
Rua Antônio Maria Coelho, 6065 - Vivendas do Bosque - Campo Grande/MS
Fone: 67 3309-5365 / 9 9983-3869 / 9 9974-0628