Deputados estudantes do Parlamento Jovem debatem cortes de verbas na Educação - CANAL MS

LEIA TAMBÉM

Campo Grande (MS),

Post Top Ad

terça-feira, 7 de maio de 2019

Deputados estudantes do Parlamento Jovem debatem cortes de verbas na Educação

Educação é gasto ou investimento?”. A indagação foi feita pela deputada estudante Natállia Braga durante seu pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS). O corte nas verbas para a área da Educação, anunciado pelo Governo Federal, fez parte das discussões da sessão ordinária do Parlamento Jovem desta segunda-feira (6).
Para Natállia é preciso debater o corte devido à importância da educação para a vida de todos. “De onde vêm as vacinas, as construções, as inovações da justiça, da segurança pública? Para sermos o que somos, tudo depende da educação”, refletiu a participante do projeto da Escola do Legislativo da ALMS, iniciativa que tem como objetivo formar e promover a consciência política e a liderança entre jovens e adolescentes sul-mato-grossense.
Por requerimento do deputado estudante Daniel Garcia Amaral, o representante do grêmio estudantil do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Lorran Kaíque Silveira Fernandes, também ocupou a tribuna para falar sobre as questões da verba destinada ao ensino. “O corte de verbas é muito grande, cerca de 42% para coisas básicas dos institutos federais como água, luz e terceirizados. Acreditamos que esse corte vai atrapalhar o ensino, pois é necessário que tenha incentivo científico”, alegou.
A deputada Natállia agradeceu a participação do representante do IFMS no debate. “Quero parabenizar o Instituto Federal por ter usado o espaço do Parlamento Jovem para reivindicar o nosso direto à educação gratuita e de qualidade. Continuem vindo ao Parlamento”, afirmou.
Mês das mães – Outra questão que permeou o encontro dos jovens nesta segunda-feira foi “como não fazer sua mãe padecer no paraíso”? A resposta à pergunta agora faz parte do conhecimento dos deputados estudantes. O questionamento foi tema da palestra da psicóloga Ana Flávia Weis aos adolescentes, em homenagem ao mês em que se comemora o Dia das Mães.