Em solenidade, ALMS reconhece contribuições do povo paraguaio ao Estado - CANAL MS

LEIA TAMBÉM

Campo Grande (MS),

Post Top Ad

sábado, 18 de maio de 2019

Em solenidade, ALMS reconhece contribuições do povo paraguaio ao Estado

 cultura paraguaia tomou conta do Plenário Deputado Júlio Maia na noite desta sexta-feira (17). A sessão solene em comemoração ao Dia do Povo Paraguaio marcou o reconhecimento à relevante cooperação, no contexto sócio-cultural e econômico, dada pela população do país vizinho ao Mato Grosso do Sul. No total, 25 pessoas foram homenageadas durante o evento proposto pelo deputado Cabo Almi (PT).
Nós temos que agradecer a esta Casa Legislativa, porque nós nos sentimos sempre honrados e satisfeitos pela homenagem, somos reconhecidos e respeitados. Nos sentimos valorizados, porque nossos ancestrais são um povo muito sofrido”, destacou o presidente da Associação Colônia Paraguaia de Campo Grande, Albino Romero.
Para Cabo Almi, a homenagem ressalta a relevância da vinda dos paraguaios para o Estado. “É importante fazermos um reconhecimento àqueles que ousaram viver em Mato Grosso do Sul e contribuir direta ou indiretamente com o desenvolvimento do nosso Estado. Sem os irmãos paraguaios, tenho certeza de que o desenvolvimento de MS teria sido menor”, avaliou Almi.

O presidente da Casa de Leis, deputado Paulo Corrêa (PSDB), enfatizou a herança cultural de MS herdada pela relação entre brasileiros e paraguaios. “A gente aprendeu muito com o povo paraguaio. Estão inseridos na nossa cultura o tereré, a sopa paraguaia, a chipa, o chamamé e a polca. Temos muito a ver com essa cultura”, afirmou Corrêa.

Também participou da cerimônia o cônsul geral do Paraguai, Ricardo Caballero. “Estou impressionado positivamente que homenagearam pessoas que vieram contribuir com o crescimento e a grandeza de Mato Grosso do Sul e que também encontraram aqui um futuro positivo, por isso estou muito feliz”, destacou.

Em nome dos agraciados com o diploma honra ao mérito, a diretora-presidente da Fundação de Cultura de MS, Mara Caseiro, falou sobre o sentimento de receber a honraria. “Recebemos tantas influências desse povo. Temos o maior respeito pelo povo paraguaio e isso é que faz diferença, é rico. Sinto-me lisonjeada de estar sendo homenageada junto com esse povo que deixou aqui a sua história. É uma honra estar aqui. Viva a colônia paraguaia no MS”, disse a homenageada.

Também foram agraciados: Annelise Cavalcante; Carlos Alberto de Assis; Carlos Benites; Carmen Romero; César Afonso; Deise Bogolin; Dionicia Valdes; Edna Benites; Ezequiel Ramos; Geraldo Nunez; Iva Stuani; Ivair de Souza; Maria Riveiros; Mario da Silva; Marlene da Silva; Ricardo Martines; Roberto Silva; Wilma Peralta; João Miguel Vilhalva; Anuncia Ayala; Adair Riquelme; Brigida Ortiz; Angelo Ximenes; e Paulo Fossati.