“Depende do ângulo que você vê”, diz ministra sobre Bolsonaro na ONU - CANAL MS

LEIA TAMBÉM

Campo Grande (MS),

Post Top Ad

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

“Depende do ângulo que você vê”, diz ministra sobre Bolsonaro na ONU



Em Bonito para a 9ª Reunião dos Ministros da Agricultura do Brics, a ministra Tereza Cristina foi sucinta ao comentar o discurso do presidente Jair Bolsonaro na assembleia-geral da ONU (União das Nações Unidas), na terça-feira (24).
Questionada se avalia a fala como agressiva, a sul-mato-grossense disse que “depende do ângulo que você vê”. Tereza Cristina é a anfitriã do encontro com representantes de Rússia, Índia, China e África do Sul.

Ao contrário da expectativa por um discurso conciliador, Bolsonaro disparou contra nações como Alemanha e França, acusadas pelo chefe de Estado brasileiro de “colonialismo” no contexto da preocupação internacional com desmatamento e queimadas na Amazônia.
Jair Bolsonaro disse ainda que líderes indígenas que denunciam desmate na região amazônica, caso do cacique caiapó Raoni Metuktire, "são usados como peça de manobra por governos estrangeiros”.
Na imprensa estrangeira, o francês Le Monde destacou que o presidente do Brasil sinalizou grande “intolerância” e se opôs a “declarações consensuais” de seus antecessores quando falou sobre a Amazônia.
O portal norte-americano Politico publicou artigo que classificava a terça-feira de discursos na ONU como “dia dos ditadores”, relacionando, além de Bolsonaro, as falas dos presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump; Egito, Abdel Fattah al Sisi; e Turquia, Recep Tayyip Erdogan.