Deputados pedem mesmo tratamento dado à Amazônia para o Pantanal - CANAL MS

LEIA TAMBÉM

Campo Grande (MS),

Post Top Ad

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Deputados pedem mesmo tratamento dado à Amazônia para o Pantanal



O levante no número de queimadas na região do Pantanal Sul-mato-grossense motivou deputados estaduais a pedir mesmo tratamento dado a Amazônia pelo governo federal. Durante sessão desta quarta-feira (11), na Assembleia, parlamentares apelaram por mais recursos e apoio estrutural.

Para o deputado Neno Razuk (PTB), o Estado não reúne condições para fiscalizar e combater os incêndios florestais em todo o território, principalmente no Pantanal. O petebista pediu deslocamento da Força Nacional e verba federal para evitar “prejuízos maiores”.
Márcio Fernandes (MDB) solicitou reforço e “estrutura de grande porte” no combate ao fogo. O deputado revelou que, ao lado de outros colegas, vai levar a demanda ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB), com quem se reúne nos próximos dias.
Márcio Fernandes vai levar situação ao governador Reinaldo Azambuja (Foto: Leonardo Rocha)
Já Carlos Alberto David (PSL) expôs que o presidente Jair Bolsonaro “não se furtará de dar o devido apoio, como já está dando na região da Amazônia”. O parlamentar lembrou que, quando comandou a PMA (Polícia Militar Ambiental), entre 2000 e 2002, o governo federal auxiliou em queimadas no Pantanal.
O deputado João Henrique Catan (PL) salientou que a União “tem fundos financeiros para usar em situações de emergência”. Ele ainda destacou que é necessário levar em conta a questão da soberania do Brasil sobre seus recursos naturais, em alusão às supostas interferências e interesses estrangeiros na floresta amazônica.
Números - Conforme dados de monitoramento do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), foram registrados 1.332 focos de incêndios florestais no Pantanal nestes primeiros dez dias de setembro.