Produtor de leite precisa de menos legislação e mais valorização, afirma prefeito - CANAL MS

LEIA TAMBÉM

Campo Grande (MS),

Post Top Ad

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Produtor de leite precisa de menos legislação e mais valorização, afirma prefeito

O Prefeito municipal de Figueirão, Rogério Rosalin, defendeu nesta quarta-feira (25) a valorização do produtor rural, mais especificamente, o produtor de leite. Segundo o executivo as legislações estão desempenhando papel contrário e emperrando a evolução do setor. A afirmação foi durante o 5º Simpósio da Pecuária Leiteira, que abriu as comemorações dos 16 anos do município de Figueirão.



“Muitas vezes a legislação emperra a produção agropecuária, criando burocracias. Enquanto que a real necessidade do produtor de leite é de valorização”, destacou o executivo. “Chegamos em determinados lugares e encontramos uma garrafa d’água mais valorizada que o litro de leite e isso desmotiva. São muitos processos e empenho por parte do produtor rural, para presenciarmos tamanha desvalorização”, completou, ao defender também que o produtores precisam apresentar maior volume e qualidade na produção, para atender as necessidades da indústria e do mercado.
Durante a programação do Simpósio a médica veterinária, Alliny Kris, apresentou aos produtores as duas Instruções Normativas que entraram em vigor neste ano, a 76 e 77, que tratam justamente da qualidade que precisa ser alcançada.
Médica Veterinária Alliny Kris
“As duas novas regras vieram para virar a chave da qualidade do leite nos lacticínios e para os produtores. Hoje temos muitos produtores que não tem qualificação e orientação para alguns conceitos básicos e essas novas instruções podem igualar a qualidade apresentada, tanto pelos produtores rurais, como pelos donos de laticínios. Todos ganham, teremos produtos com mais qualidade, melhores pagamentos e maior escala”, enfatizou a veterinária.
Figueirão 16 anos
As comemorações do aniversário da cidade segue com abertura do rodeio e show do Dudu Lino ainda nesta sexta-feira, rodeio e show com a dupla Fred e Vitor no dia 26. No dia 27 serão inauguradas obras do município e lançamento do asfalto da MS-223, que liga Figueirão a Costa Rica, com a presença do governador, Reinaldo Azambuja.
Na sequência haverá rodeio e show com as duplas Diego e Arnaldo, Paulo Leite e Kaique, Hugo e Eduardo, Rodrigo e Thayane.
No sábado (28) o dia começa com passeio ciclístico, torneio de truco, apresentação de cortes especiais de carne. Pela tarde haverá encontro de som automotivo e à noite show de acrobacias de moto, final do rodeio indoor, show com Loubet e Manutti, Juliana Monteiro e DJ Rodrigo Diaz.
Para encerrar acontecerá no domingo queima de fogos, seguida da Final da Copa Aniversário de Figueirão 16 Anos e às 11h almoço e baile, com o Grupo Chama Campeira.