Hiperdia abre o mês com a campanha novembro azul: exame também é coisa de homem - CANAL MS

LEIA TAMBÉM

Campo Grande (MS),

Post Top Ad

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Hiperdia abre o mês com a campanha novembro azul: exame também é coisa de homem

O enfermeiro Jorge Mortari palestrou sobre a importância de estar realizando este exame.
O Programa Hiperdia destina-se ao cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e diabetes mellitus do município de Figueirão Ms.

Neste mês de Novembro, abordando a Campanha Novembro Azul promove parcerias com Senar (Sindicato Rural). A ação será realizada no dia 22, o “dia D”de novembro na unidade básica de saúde Arindo Rodrigues da Silva, os atendimentos oferecidos serão:
  • Atendimento urológico;
  • exame de prevenção e detecção precoce do câncer de próstata;
Sintomas
A doença pode não apresentar (ou apresentar poucos) sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.
O diagnostico do Câncer de Próstata 
O exame de PSA é solicitado anualmente para acompanhar as alterações específicas da próstata. O resultado, quando alterado, pode indicar situações como inflamações, infecções, hiperplasia (crescimento benigno) e também o surgimento do câncer de próstata. O toque retal e a dosagem do PSA servem para indicar a necessidade da biópsia da próstata (retirada e análise de fragmentos da glândula e única forma de confirmar uma suspeita de câncer). A realização de exames é recomendada quando há presença de sinais e sintomas, conforme preconiza o Ministério da Saúde.
Como prevenir?
Adotar hábitos saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer. Recomendamos:
  • Manter uma alimentação saudável e equilibrada;
  • Não fumar.
  • Identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol
  • Manter um peso saudável;
  • Praticar regularmente atividades físicas.
O Novembro Azul é uma campanha mundial que conscientiza sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é a segunda mais comum entre os homens brasileiros, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer.