Os alunos da Escola Municipal participaram da brincadeira do Projeto Implantação do Corredor Ecológico do Rio Sucuriú - CANAL MS

LEIA TAMBÉM

Campo Grande (MS),

Post Top Ad

sábado, 2 de novembro de 2019

Os alunos da Escola Municipal participaram da brincadeira do Projeto Implantação do Corredor Ecológico do Rio Sucuriú

s alunos da Escola municipal Prof. Antônio Inácio Furtado, participaram da brincadeira do Projeto Implantação do Corredor Ecológico do Rio Sucuriú.
A ação de conscientização da educação ambiental formal através dos joguinhos que foram montados pela equipe, tem como objetivo ser uma ferramenta pedagógica para a escola.
O corredor Ecológico do Rio Sucuriú tem como foco a preservação da vegetação natural para que a ligação entre as matas sejam mantidas.
  • Extensão; 480,83 km
  • Área; 346,293 ha
  • Municípios; Água Clara, Chapadão do Sul, Costa Rica, Figueirão, Inocência, Paraíso das Águas, Três Lagoas, Selvíria.
Segundo a Bióloga, especialista em Educação Ambiental e mestre na área de ecologia, Silvana Canário, a implantação de um Corredor Ecológico pode trazer inúmeros benefícios na região:
“a implantação deste Corredor Ecológico, tem por objetivo fortalecer o rio Sucuriú, que é o habitat da Ariranha, o animal que se encontra em extinção, e de algumas aves também, que são aves endêmicas que estão em processo de extinção. Então, toda a ação humana vem causando desastres ambientais e de alguma forma precisamos reverter essa situação”  pontuou.
A construção deste corredor ecológico, a extensão que vai da cidade de Costa Rica até Selvíria, abrange toda a margem do rio Sucuriú. E neste corredor, será feito o processo de reflorestamento, a recuperação algumas áreas degradadas para proteção tanto na nascente do rio quanto o córrego e também a mata ciliar.
CTG Brasil faz parte da China Three Gorges Coporation, lider global em energia limpa, presente em mais de 40 países e responsáveis pela construção e operação da maior hidrelétrica do mundo: a usina Três Gargantas, no rio Yangtzé, na China.
No ano de 2013 a CTG chegou no Brasil, a partir de 2016, a companhia começou a operar duas grandes hidrelétricas: UHE Jupiá e a UHE ilha Solteira, no rio Paraná, no Brasil. Juntas, estas usinas possuem uma capacidade instalada de 4.990 MW. Atualmente a CTG Brasil é o segundo maior produto privado de energia do Brasil.
A meta da CTG Brasil é o desenvolvimento de atividade sustentáveis, que permitam a conservação ambiental e o envolvimento social das comunidades. Entre as ações desenvolvidas, a implantação do Corredor Ecológico Ecológico no rio Sucuriú, localizado no estado de Mato Grosso do Sul/MS.
Os benefícios da implantação de um Corredor Ecológico pode trazer inúmeros benefícios na região.
  • melhora a qualidade da água do rio;
  • melhora do clima da região;
  • preservação das nascentes e matas ciliares;
  • ajuda no controle de pragas da agricultura;
  • melhora a biodiversidade da fauna e garante uma floresta para os animais morarem e se alimentarem;
  • Contribui para a preservação do solo, evitando a erosão;
  • engajamento das comunidades locais com as questões ambientais;
  • apoio aos proprietários no processo de regularização do CAR;
Contudo, para o sucesso na implantação do Corredor Ecológico é fundamental a participação das comunidades, instituições e moradores do entorno do rio Sucuriú.