Isolamento proposto por Bolsonaro é extremamente perigoso, diz prefeito - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS - CANAL MS

LEIA TAMBÉM

Campo Grande (MS),

Post Top Ad

quarta-feira, 25 de março de 2020

Isolamento proposto por Bolsonaro é extremamente perigoso, diz prefeito - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

O modelo de isolamento vertical (somente para idosos e pacientes com comorbidades), proposto ontem pelo presidente Jair Bolsonaro, é avaliado como extremamente perigoso pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD), que já decretou de fechamento de escola a toque de recolher em Campo Grande para enfrentar a pandemia do novo coronavírus. -É extremamente perigosa, a não ser que os médicos, os cientistas, os especialistas no assunto afirmem que não se passa no aperto de mão ou no abraço, aí sim”, afirma Marquinhos nesta quarta-feira (dia 25).

De acordo com o prefeito, apesar de isolados, os idosos podem ser contaminados por quem volta da rua para a casa. “Muitos desses casos são assintomáticos. Ou seja, você nesse exato momento de tempo pode estar com vírus, mas a sua imunidade é boa, é alta, então ele não vai progredir. Todavia, você chega em casa, cumprimenta a sua mãe, cumprimenta a sua avó, com a maior boa vontade, e pode transmitir esse vírus para elas num aperto de mão. Pelo menos isso é o que diz a ciência e eu não posso contrariar a ciência”, diz o prefeito.

Questionado se sofre pressão para a reabertura das lojas, Maquinhos disse que nesse momento prioriza a saúde pública e, a qualquer sinal de melhora do cenário, vai flexibilizar as medidas restritivas.

“Para que as pessoas não percam seus empregos. Para que não falte alimento. Estou seguindo orientações dos técnicos, cientistas e médicos. Também estou orando muito”, diz Marquinhos.

Sobre ações pessoais de proteção, o prefeito relata que se cerca de cuidados cada vez que precisar sair de casa, com uso de equipamentos adequados. Além de medidas como tomar banho de mangueira e trocar de roupa ainda na área externa da residência. “A minha saída tem sido em razão da insistência de alguns seres humanos em violar as regras. Mas estou saindo numa condição de extrema segurança”. -