Lotéricas reabrem com horário reduzido, filas, mas garantem que cumprirão regras - - CANAL MS

LEIA TAMBÉM

Campo Grande (MS),

Post Top Ad

sexta-feira, 27 de março de 2020

Lotéricas reabrem com horário reduzido, filas, mas garantem que cumprirão regras -

Algumas lotéricas do Centro de Campo Grande retomaram as atividades por volta das 9h desta sexta-feira (27), após decreto presidencial que incluiu igrejas e casas lotéricas como serviços públicos essenciais. Na região central, a reportagem encontrou duas lotéricas abertas e duas fechadas. Em uma delas havia fila com cerca de 30 clientes.

A Prefeitura de Campo Grande anunciou ontem (26) a reabertura das atividades, porém, condicionada a série de medidas para evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19). As regras são severas e haverá fiscalização surpresa, que pode resultar até em cassação de alvará, caso as determinações não sejam seguidas.

A Lotérica Sorte Grande, na Rua Marechal Rondon, abriu às 9h. Normalmente as agência começam o expediente 8h e vão até as 18h. Porém, a recomendação para abrir  1  hora depois do horário normal e fechar mais cedo, às 17h, foi uma recomendação do sindicato, segundo apurado pela reportagem.

No local, um funcionário orientava os clientes, cerca de 30, a manter distância de 1,5 metro um do outro. “Pessoal é para manter distância senão não vou atender”, dizia. A porta da agência ficou entreaberta e a entrada era controlada de cinco em cinco. Como não havia dinheiro na agência, primeiro entrou quem ia pagar ou fazer depósito. Quem ia sacar teve de esperar mais um pouco. - Preocupado com a conta de luz atrasada, o motorista Rivael da Silva Souza estava aliviado. “Não consegui pagar com o código de barras. Meu medo era de cortar a luz de casa”, contou.

A cirurgiã dentista Vanessa Naitzke também aproveitou para quitar a fatura de internet. Ela chegou antes das 8h e foi a primeira da fila. “Não recebi o boleto nem consegui pagar pelo aplicativo. Estava com medo de cortar. Meus filhos estão usando a internet para estudar em casa durante o período de quarentena”, disse.

Na Lotérica Sorte Grande, na mesma região, a fila estava menor. De seis, apenas três caixas funcionavam para evitar que os funcionários ficassem muito perto um do outro. Os outros orientavam as pessoas na fila para manter a distância determinada em decreto municipal.

O dono da agência, Hermano Leal, colou o decreto na porta para não haver dúvidas por parte da população. “Ainda bem que voltou a funcionar. Porque a gente também tem conta para pagar”, comemorou.  Havia álcool gel disponível nos caixas das duas lotéricas. Veja, abaixo, as medidas obrigatórias para lotéricas.