Pode continuar colocando a cadeira na frente de casa para conversar ao ar livre? - - CANAL MS

LEIA TAMBÉM

Campo Grande (MS),

Post Top Ad

sábado, 28 de março de 2020

Pode continuar colocando a cadeira na frente de casa para conversar ao ar livre? -

Já são quase 10 dias de quarentena e hoje, dia 28, completa uma semana do toque de recolher em Campo Grande, mas a movimentação em alguns bairros incomoda que levou a sério o “cada um na sua casa” e “da porta para de dentro”. Pelas ruas dos bairros mais afastados do Centro, durante o dia, muita gente sentada na calçada, ao ar livre, tomando o tereré, hábito difícil de largar para o sul-mato-grossense. - foi perguntar para quem entende do assunto. Pode continuar colocando a cadeira na frente de casa para conversar ao ar livre? A reposta é “sim, mas com alguns cuidados”.

Médica infectologista da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e a integrante do COE (Comitê de Operações de Emergência) da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Mariana Croda explica que a reuniãozinha na frente de casa é mais segura se for entre integrantes da mesma família, que moram na mesma casa e que estejam conseguindo não sair para trabalhar, por exemplo.

Se ninguém está exposto ao novo coronavírus durante os deslocamentos e a família tem tomado todas as precauções de higiene em casa, como lavar as mãos com frequência, não tem porque deixar de curtir esse momento gostoso. “Quando você habita com outras pessoas e todas têm os cuidados, tudo bem”, afirma.

Um pouco diferente fica para quem tem um ou dois familiares profissionais de saúde ou estão indo ao trabalho. “Essa pessoas têm de redobrar os cuidados ao chegar em casa e recomenda-se o não compartilhamento de utensílios”, explica a infectologista. Dificulta um pouco sentar na roda de tereré. Mas, e se cada um tiver a sua cuia e a sua bomba? Dá, não é?

Outra recomendação de especialistas para quem precisa sair conseguir preservar os familiares é antes de sentar ou encostar-se a qualquer coisa da casa ir direto para o banho. A roupa vai para a máquina de lavar ou cesto de roupa suja.

Mais difícil fica interagir com os vizinhos, por exemplo. Você pode estar tomando todas as precauções, mas quem garante que na casa do lado também? Mais uma vez vale destacar a importância do não compartilhamento de utensílios, mas para este caso, é importante também manter a distância segura entre as pessoas – pelo menos 1,5 metro.