Projeto obriga UTIs a dispor de fisioterapeutas em todos os turnos - CANAL MS

LEIA TAMBÉM

Campo Grande (MS),

Post Top Ad

quinta-feira, 5 de março de 2020

Projeto obriga UTIs a dispor de fisioterapeutas em todos os turnos

O projeto enviado para Assembleia obriga as unidades de saúde a dispor de fisioterapeutas nas UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) adulto, pré-natal e pediátrico, em todos os turnos. A regra é para que tenha ao menos um profissional para cada 10 leitos.Estes profissionais terão que ter especialização em Terapia Intensiva. “Precisamos melhorar o acesso ao direito de saúde aos cidadãos. Os fisioterapeutas são muito importantes e necessários nos espaços públicos e privados, já que são essenciais devido ao elevado número de intercorrências clínicas e admissões”, disse o autor, o deputado Evander Vendramini (PP).
Ele alega que a atividade destes profissionais traz melhorias aos indicadores hospitalares nas UTIs. A proposta estabelece que os hospitais, clínicas públicas, privadas ou filantrópicas terão 180 dias, para se adequar a legislação, após publicação da lei.
“As exigências por profissionais capacitados que possam oferecer suporte especifico e de qualidade a população tem sido a preocupação da categoria”, destaca o autor. A proposta segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votada em plenário pelos deputados estaduais. Se for aprovada, ainda passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).