Drive-thru do coronavírus faz coleta em 10 minutos e vai aumentar testagem em MS - CANAL MS

LEIA TAMBÉM

Campo Grande (MS),

Post Top Ad

segunda-feira, 13 de abril de 2020

Drive-thru do coronavírus faz coleta em 10 minutos e vai aumentar testagem em MS

Num processo que leva no máximo dez minutos, a coleta de exame no drive-thru para teste do novo coronavírus  foi aberta na manhã desta segunda-feira (dia 13) em Campo Grande. Os primeiros a passarem pelo procedimento foram uma jovem, um rapaz e uma senhora. As pessoas, previamente agendadas por meio do Disk Covid, chegaram ao Batalhão Central do Corpo de Bombeiros pela Rua 26 de Agosto. Primeiro, um militar recebe o paciente com álcool em gel.

Na sequência, outro bombeiro libera a passagem. A pessoa abre o vidro do veículo e a profissional de Saúde faz a coleta secreção no nariz. O veículo deixa o batalhão pela Rua 14 de Julho

Neste primeiro dia, serão realizados 50 testes. Mas, a capacidade diária será de coleta de cem exames. O drive-thru vai funcionar das 8h às 16h.

“Estamos iniciando hoje o chamado drive-thru para aumentar a testagem em Mato Grosso do Sul. Vamos verificar como está se comportando a covid-19 no Estado”, afirma o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende. De acordo com ele, o estoque é de oito mil testes.

Os pacientes candidatos ao exame devem ligar para o Disk Covid nos primeiros sete dias da chegada de sintomas como febre, tosse, dor de garganta, coriza e dificuldade respiratória. “Após o oitavo dia, deve ficar em isolamento domiciliar”, afirma o secretário. Segundo Geraldo Resende, o modelo drive-thru deve começar a funcionar em Dourados, segundo maior município do Estado, até a próxima semana. A parceria será com a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) Segundo Geraldo Resende, o modelo drive-thru deve começar a funcionar em Dourados, segundo maior município do Estado, até a próxima semana. A parceria será com a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

Em Campo Grande, os bombeiros cederam o batalhão e também profissionais da equipe de Saúde. “Toda nossa equipe de Saúde está voltada para esse atendimento”, afirma Marcelo Fraiha, diretor de Saúde do Corpo de Bombeiros.