Estado dobrará exames da covid-19 no drive-thru de Campo Grande, com 100 testes - CANAL MS

LEIA TAMBÉM

Campo Grande (MS),

Post Top Ad

sexta-feira, 1 de maio de 2020

Estado dobrará exames da covid-19 no drive-thru de Campo Grande, com 100 testes

A partir da próxima semana, o número de testes no drive-thru de Campo Grande, para atestar o novo coronavírus (covid-19), irá passar a 100 por dia, dobrando o total de quando o trabalho começou no dia 13 de abril. O aumento de testagem foi anunciado esta manhã, durante divulgação do boletim diário sobre incidência do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul. O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Rezende, disse que a mudança foi definida em reunião esta manhã.

A testagem inicial era de 50 diários e, esta semana, segundo Rezende, passou para 60 exames e, na próxima semana, 100 exames. No Estado, estão sendo usados o teste RT-PCR ((sigla em inglês para transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase, considerado 100% garantido.

Os testes rápidos, segundo o secretário, podem dar falso negativo, não sendo método mais seguro para testagem da população, sendo usados de forma emergencial para atestar a doença entre servidores da saúde ou de outros serviços essenciais que necessitam de diagnóstico mais rápido.

O drive-thru de Três Lagoas também terá número de testagem diária ampliada, mas o número não foi divulgado na live do governo. Dos 9 óbitos registrados em MS, três aconteceram no município. Essa ampliação também está sendo estudada para Dourados.

Aldeias – a partir de quarta-feira (6), a Secretaria Estadual de Saúde também irá iniciar a testagem para covid-19 entre a população indígena. O projeto piloto será montado nas aldeias Jaguapiru e Bororo, em Dourados.

Rezende disse que as equipes já receberam treinamento e serão feitas dez coletas diárias