Secretaria de Saúde segue com a Campanha de Vacinação contra Influenza até 22 de maio - CANAL MS

LEIA TAMBÉM

Campo Grande (MS),

Post Top Ad

terça-feira, 5 de maio de 2020

Secretaria de Saúde segue com a Campanha de Vacinação contra Influenza até 22 de maio

Neste ano de 2020, o Ministério da Saúde tomou a decisão de realizar a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza com três semanas de antecedência (de 23 de março até 22 de maio) pelo momento em que o mundo enfrenta no combate à COVID-19, embora esta vacina não proteja contra o novo Coronavírus. Com isso, pretende-se proteger de forma antecipada a população contra a influenza, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde, auxiliando na exclusão de diagnósticos em virtude da nova doença.
Destaca-se que os sintomas da influenza são semelhantes aos da COVID-19 e essa antecipação visa reduzir a carga de circulação da influenza na população, bem como suas complicações e óbitos, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco. A vacina protege contra os vírus influenza A(H1N1)pdm09, A(H3N2) e Influenza B.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Brasil é uma referência internacional de política pública de saúde. Destaca-se que as estratégias de vacinação no Brasil, a inclusão de novas vacinas no Programa Nacional de Imunizações (PNI) e o estabelecimento de grupos populacionais a serem cobertos, são decisões respaldadas em bases técnicas, científicas e logísticas, evidência epidemiológica, eficácia e segurança do produto, somados à garantia da sustentabilidade da estratégia adotada para a vacinação.
A vacinação contra influenza se mostra como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. Em 2020 o Ministério da Saúde definiu a realização da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no período de 23 de março a 22 de maio.
Agora estamos começando a terceira fase da campanha de vacinação, que neste ano, excepcionalmente, não terá o “Dia D”, por questões de logísticas médicas.
Aqui em Figueirão, a Secretaria de Saúde está com a campanha de vacinação aberta, devendo seguir até o dia 22 de maio. A primeira fase começou em 23 de março, a segunda em 16 de abril e agora a terceira, de 09 a 22 de maio.
“Estamos já quase atingindo nossa meta histórica, o que deveremos alcançar nesta terceira fase. É necessário que a população atente para a importância dessa vacina, principalmente nesta hora de crise na saúde mundial”, pontua a enfermeira Renata Rezende Mortari.