Estado atinge 3 mil infectados por covid-19, com 8 mortes em apenas 12 dias - CANAL MS

LEIA TAMBÉM

Campo Grande (MS),

Post Top Ad

sexta-feira, 12 de junho de 2020

Estado atinge 3 mil infectados por covid-19, com 8 mortes em apenas 12 dias

A semana termina tensa em Mato Grosso do Sul. Os números da pandemia impressionam na comparação ao fim de maio. Desde o dia 31, as confirmações de covid-19 dobraram. De 1489 infectados no fim de maio, hoje o Estado atingiu 3.001 contaminados. As mortes, que em média eram de 10 ao mês, avançaram assustadoramente na última semana, foram 8 em 12 dias, 28 no total.

Mato Grosso do Sul também atingiu a maior taxa de internados em UTIs: 32 nesta sexta-feira (12), com mais 40 pessoas nas enfermarias dos hospitais.

A progressão é fácil de entender, na avaliação da Secretaria Estadual de Saúde. A taxa de isolamento é “pecaminosa”, comenta o secretário Geraldo Resende. “As pessoas só vão acreditar quando ocorrer nas suas famílias”.

Entre casos em isolamento e internados, 1.422 pessoas seguem com sintomas ativos. Outros 1.552 pacientes que eram monitorados já estão recuperados, segundo a Secretaria.

Na avaliação de Geraldo Resende, essa realidade de óbitos deve continuar. “Certamente será reproduzida nos próximos dias”, reforça.

A secretária-adjunta da SES, também lembra que a época mais perigosa para a disseminação do coronavírus nem sequer chegou: o inverno. "O frio ainda nem chegou, apareceu até agora em períodos bastante rápidos. Então, fique em casa".