Partidos farão as convenções virtuais só em último caso em MS - - CANAL MS

LEIA TAMBÉM

Campo Grande (MS),

Post Top Ad

quinta-feira, 4 de junho de 2020

Partidos farão as convenções virtuais só em último caso em MS -

O plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) autorizou a realização de convenções virtuais em 2020, devido a pandemia do coronavírus. Entretanto as lideranças partidárias em Mato Grosso do Sul disseram que vão usar este modelo apenas em último caso, se não houver alternativa - CREDITO: As convenções partidárias estão marcadas entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, onde as legendas definem os candidatos que vão concorrer aos cargos de vereador, vice-prefeito e prefeito. Esta lista é enviada para o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul).

Em Mato Grosso do Sul, a direção dos partidos espera que até a data se consiga fazer as convenções presenciais ou haja um adiamento dos prazos. “Nunca vi convenção ou eleição sem gente, este modelo (virtual) seria a última alternativa, mas deve ser escolhido o que tiver mais segurança, em primeiro lugar a saúde”, disse o senador Nelsinho Trad, presidente regional do PSD.

O vereador João César Mattogrosso, presidente municipal do PSDB, entende que o melhor modelo é o presencial, que seria feito com toda segurança possível, mas que deve se avaliar o cenário da pandemia. “Não adianta sofrer por antecipação, vamos aguardar a definição, se não tiver outra forma, faremos on line”.

Para Ulisses Rocha, presidente municipal do MDB, o partido só adotaria o modelo caso a convenção tradicional fosse suspensa. “Se definirem que não pode (presencial), então vamos começar a organizar a on line, ainda não discutimos esta possibilidade. Também somos a favor de manter a eleição no dia 4 de outubro”, revelou.

Já o deputado Gerson Claro, vice-presidente do PP, entende que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ainda vai regulamentar a questão, mas acredita que até chegar a data das convenções, não vai  precisar usar o modelo virtual. “Eu tenho esta expectativa”.