Cai venda da "Deusa da Justiça" no Fórum e os olhos dela são verdes Obra em concreto, que já foi polêmica por causa dos seios avantajados, tem 18 anos - CANAL MS

LEIA TAMBÉM

Campo Grande (MS),

Post Top Ad

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Cai venda da "Deusa da Justiça" no Fórum e os olhos dela são verdes Obra em concreto, que já foi polêmica por causa dos seios avantajados, tem 18 anos

 Caiu a venda da justiça ! Calma. Teoricamente, ela continua “cega”, ou seja, não vê a quem aplica a lei. Quem ficou com os olhos à vista foi a estátua de concreto da deusa Thêmis instalada há 18 anos na frente do Fórum de  Campo Grande, na esquina da Rua da Paz com a 25 de Dezembro, no Jardim dos Estados, onde se realizam, por exemplo, os júris de réus por assassinato.


Sem a faixa que circundava o monumento, quem passa ali agora vê os olhos pintados num tom esverdeado em contraste com o restante, cor de pele clara. A obra, quando foi instalada, gerou polêmica pelas formas digamos, voluptuosas, com seios avantajados.


Obra do artista plástico Cleir, a estátua de cerca de 4 metros de altura não recebia reparos desde 2011, quando houve uma recauchutagem de R$ 15,8 mil. A informação apurada pela reportagem é de que foi a ação do tempo a responsável pela queda da peça que tampava as vistas do monumento, feita em separado.


“Ela está ali, no sol o tempo todo, numa esquina, sem nenhuma árvore para fazer sombra, qualquer chuva ou resfriamento poderia provocar choque térmico”, avalia o artista plástico.


Campo Grande nos últimos dias tem registrado temperaturas acima dos 38 graus, com sensação de mais de 45.


Conforme a assessoria de imprensa do Fórum de Campo Grande, o conserto vai ser providenciado. Cleir confirmou que já foi feito contato para uma conversa.


E os olhos – Ao ser indagado sobre a cor dos olhos, Cleir disse que não há razão específica. Segundo ele, quando fez a obra, embora soubesse que ficaria vendada, por ser essa a imagem histórica da deusa Thêmis, sentiu necessidade de colocar os olhos. A cor, garante, não teve motivação direcionada.


A "Deusa da Justiça" tem origem na mitologia grega. Descrita como “de bom conselho”, é tida como a personificação da ordem e da lei.


Thêmis significa “lei divina” ao invés de ordenança humana. Sua imagem histórica tem os olhos cobertos, personificando a máxima de que a justiça é cega. A balança nas mãos é a representação de equilíbrio na aplicação das leis.