
Os Xbox Series S e PlayStation 5 (PS5) são dois consoles da nova geração da Microsoft e Sony, respectivamente. Depois de meses de vazamentos, a Microsoft finalmente confirmou a existência do Series S, antes conhecido como “Lockhart”. Versão de entrada da nova geração dos Xbox, ele surge como uma alternativa mais em conta em relação ao Series X e possivelmente ao PS5, que ainda não teve seu preço revelado.
Por US$ 299 (R$ 1.590, em conversão direta e sem impostos), o novo videogame da Microsoft tem processador mais rápido do que o PlayStation 5 e promete jogos em até 1440p de resolução, enquanto o rival da Sony tem capacidade de rodar em 4K. No comparativo a seguir, veja a ficha técnica do Xbox Series S lado a lado com o PlayStation 5 e entenda suas principais diferenças.
Design
O Xbox Series S tem um design minimalista e discreto, com o mesmo acabamento em branco que lembra o Xbox One S. O grande destaque do desenho é o fato de que se trata do menor Xbox já construído. A Microsoft afirma ainda que o console é 60% menor do que o Xbox Series X.
O design do PS5 vai por outro caminho. Maior, o console a Sony exibe linhas mais chamativas e tem LED que ilumina os contornos curvos da carcaça. Com acabamento predominantemente em branco, a explicação para o PlayStation 5 ser maior pode estar na necessidade de um sistema robusto de refrigeração.
CPU O processador do Xbox Series S é o mesmo que equipa o Series X: um octa-core da AMD, mas com velocidades um pouco diferentes. No S, o chip trabalha com 3,6 GHz usando apenas os oito núcleos, ou em 3,4 GHz usando as 16 linhas de execução (threads) suportadas pela CPU. As threads do processador representam a quantidade de linhas de execução que o chip oferece. Em resumo, com 16 threads, a CPU do Series S pode realizar 16 instruções ao mesmo tempo.
Do lado da Sony, o PS5 tem processador bem parecido. O console conta com um octa-core desenvolvido pela AMD e que também oferece a possibilidade de 16 linhas de execução. A característica diferente no PlayStation é a velocidade. Embora possa rodar em um máximo de 3,5 GHz, a CPU do PS5 oferece um sistema de clock variável que oscila a velocidade do processador de acordo com a necessidade.
Como você pode ver, o processador do Series S é até mais rápido do que o usado pela Sony no PS5, ao menos no cenário em que o console da Microsoft usa apenas metade das suas threads. Embora a diferença seja pequena, ela pode contribuir para que o Series S tenha uma capacidade maior de atualizar a tela, atingindo taxas de quadros por segundo mais estáveis.
O processador gráfico (GPU) do Xbox Series S consiste em uma Radeon modificada com 20 unidades computacionais (algo como os “núcleos” da GPU, em que as instruções gráficas são processadas), e velocidade de 1,56 GHz. No fim das contas, essa placa gráfica deve entregar algo próximo a 4 TFLOPS (teraflops) de performance computacional bruta.
GPU O Series S é um console de entrada e tem performance gráfica inferior ao PS5. Enquanto espera-se que o PlayStation seja capaz de rodar jogos em 4K de forma nativa, o Series S oferece um hardware mais adequado para que os jogos sejam reproduzidos em Full HD (1920 x 1080 pixels) ou em Quad HD (2560 x 1440 pixels).
O processador gráfico (GPU) do Xbox Series S consiste em uma Radeon modificada com 20 unidades computacionais (algo como os “núcleos” da GPU, em que as instruções gráficas são processadas), e velocidade de 1,56 GHz. No fim das contas, essa placa gráfica deve entregar algo próximo a 4 TFLOPS (teraflops) de performance computacional bruta.