usina onde tanque explodiu teve incêndio há 2 dias Esteiras de transporte do bagaço de cana pegaram fogo no domingo - CANAL MS

LEIA TAMBÉM

Campo Grande (MS),

Post Top Ad

terça-feira, 17 de novembro de 2020

usina onde tanque explodiu teve incêndio há 2 dias Esteiras de transporte do bagaço de cana pegaram fogo no domingo

 A Usina Passatempo, onde tanque de armazenamento de etanol pegou fogo nesta manhã (17) e funcionário desapareceu, já havia enfrentado incêndio nesta semana. No domingo (15), uma esteira que transporta o bagaço da cana-de-açúcar pegou fogo e as chamas demoraram a serem descobertas uma vez que não havia ninguém trabalhando no local.  funcionário, que pediu para ter o nome preservado. Ele explica que o lugar do primeiro incêndio não fica próximo ao reservatório que pegou fogo hoje. Os dois incêndios num intervalo de tempo tão curto teriam sido coincidência ou aconteceram por circunstâncias que só uma perícia poderá explicar.  A fonte da reportagem explicou que a usina reduziu a produção em outubro, por ser entressafra da cana – colheita já foi feita e plantio não começou –, e aproveita o período para fazer a manutenção do parque industrial.


“A queima foi muito grande porque não tinha ninguém lá. Demorou muito para alguém ver, chamar a brigada e chegar os bombeiros. Foi de grande proporção, mas não teve ferido, não teve nada”, narrou.


Explosão e fogo – Na manhã desta terça-feira (17), a explosão no tanque foi ouvida por volta das 5h30. Rapidamente, a indústria foi evacuada. Há a suspeita, porém, que um funcionário tenha sido vítima da explosão, antes do incêndio tomar grandes proporções, porque ele trabalhava perto dos reservatórios e está desaparecido.


A Polícia Civil de Rio Brilhante foi chamada até o local para comunicar o sumiço do trabalhador.


No local, há quatro depósitos de combustível (etanol) e um deles foi tomado pelas chamas. Além da equipe com 9 bombeiros enviados de Maracaju, a brigada de incêndio da usina trabalhou para conter o fogo.  A Biosev confirmou ao Tudo do MS que um tanque de etanol pegou fogo nesta manhã. “A empresa informa que, tão logo identificou o incidente, acionou o protocolo de emergência para garantir a segurança de todos os colaboradores. O local foi evacuado, a Brigada de Incêndio e Corpo de Bombeiros foram acionados e estão no local para controlar as chamas e resfriar a área”, informou em nota.


Ainda não há informações sobre as causas do incêndio. “A companhia reitera que investe constantemente na segurança de seus processos e atua na prevenção e mitigação de riscos. Dessa forma, esclarece que irá colaborar com as autoridades competentes na apuração e identificação das causas do incêndio e prestará todos os esclarecimentos necessários”, concluiu a empresa.