Nova administração: Ademar Dalbosco fala sobre as expectativas ao assumir a prefeitura de Laguna Carapã - CANAL MS

LEIA TAMBÉM

Campo Grande (MS),

Post Top Ad

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Nova administração: Ademar Dalbosco fala sobre as expectativas ao assumir a prefeitura de Laguna Carapã

 


Nova administração: Ademar Dalbosco fala sobre as expectativas ao assumir a prefeitura de Laguna Carapã

A pandemia do novo Corona Vírus causou uma série de transtornos à população e trouxe também muitos desafios para os municípios brasileiros.

Em meio a uma crise financeira e de saúde pública, novos prefeitos assumiram o comando das cidades no dia primeiro de janeiro de 2021, com a missão não só de governar, mas também de conseguir reestabelecer a normalidade.

Foi o que aconteceu em Laguna Carapã, cidade que fica a 288 quilômetros da Capital e que tem uma população de quase 10 mil habitantes.

É com orgulho do município que escolheu para viver e que agora administra, que o prefeito Ademar Dalbosco falou dos desafios para o mandado.

Em entrevista especial concedida à equipe do Canal MS TV, ele reforçou seu compromisso e explicou como está sendo o início dos trabalhos.

“A administração está com uma boa expectativa. O primeiro passo foi reunir todos os secretários para fazer o planejamento e em seguida eu comecei a trabalhar, secretaria por secretaria, para montar as estratégias de trabalho”, disse o prefeito.

Carreira

Natural de Erechim, Rio Grande do Sul, Ademar Dalbosco tem 64 anos e é produtor rural. Foi vereador em Laguna Carapã por quatro mandatos, ocasião em que presidiu a Câmara Municipal. Nas eleições de novembro 2020 foi escolhido pela população para administrar o município.

“Eu sempre preguei uma seriedade na administração. É o meu perfil, a minha credencial. Fui vereador por quatro mandato, sempre tive meu nome bem avaliado nas pesquisas e acho que agora chegou minha vez de administrar o município e, com certeza, vou dar o máximo de mim para que Laguna Carapã tenha uma boa administração. Quando o município vai bem, com certeza todas as pessoas vão bem e isso dá uma satisfação enorme. Quero retribuir a população de Laguna Carapã por tudo aquilo que a cidade me deu”, declarou.

Projetos

Laguna Carapã é hoje o sonho de muitas pessoas. Bem desenvolvida, é uma das únicas cidades do Estado que já conta com 100% de asfalto.

Ademar explica que agora um dos objetivos é concluir o projeto de saneamento básico, o que vai garantir mais qualidade de vida e saúde para os moradores. 

“Os projetos são muitos. Nós temos hoje uma cidade consolidada, uma receita razoável, boa, mas temos ainda muitas demandas. Com satisfação eu falo que nós concluímos no final do ano a obra de asfaltamento e hoje temos 100% do município asfaltado. Temos uma rodovia quase concluída, que atravessa todo o município de Laguna Carapã. É uma grande obra. Temos também 30% do saneamento já pronto, inclusive com a coleta e tratamento de esgoto e temos a pretensão, talvez nestes próximos anos, de ter uma cidade com 100% de saneamento básico. Quero fazer com que essa cidade seja oportunidade para todos e que as famílias daqui se sintam orgulho de morar na cidade”, destacou.

Além disso, um dos primeiros passos da nova administração de Laguna Carapã tem sido a busca por convênios junto aos governos Estadual e Federal, por meio dos deputados e senadores, para garantir recursos financeiros ao município.

Entre as áreas que devem ser beneficiadas está a Assistência social, com a construção de novas moradias. O prefeito explicou que há uma expectativa para esse começo de ano.

“Estamos trabalhando isso junto com a câmara municipal. As emendas federais de outubro, novembro e dezembro foram adiadas para fevereiro e março e, por isso, estamos nos organizando para que neste período possamos fazer pedidos aos deputados e talvez ir até para Brasília, levando as reivindicações aos senadores, sobre as necessidades do município. A construção de habitações é uma das demandas mais esperadas pelas famílias que não têm casa própria”, adiantou o prefeito.

Pandemia

Embora tenha iniciado o mandado ainda durante a pandemia, Ademar acredita que a aprovação da vacina e o início da campanha de vacinação traz esperança e aponta para um recomeço.

“Vejo que esse é um passo inicial, que dá um ânimo à população e gera confiança sobre aquilo que o governo está se propondo. Felizmente nesta quarta-feira (20) lançamos a campanha de vacinação. Tivemos poucas doses da vacina ainda, que neste primeiro momento serão aplicadas nos profissionais da saúde que trabalham no enfrentamento à pandemia, e depois nos indígenas. Mas em breve teremos mais doses”, esclareceu.

Chuvas

Além da pandemia, outro problema enfrentado por todas as cidades de Mato Grosso do Sul neste começo de ano são as chuvas. Em janeiro o nível já superou os registrados dos últimos cinco anos.

Em Laguna Carapã a região mais atingido é a área rural, já que as estradas acabam sendo prejudicadas. Sobre isso, o prefeito afirmou que pretende mantê-las em boas condições para garantir o escoamento da produção local.

“Laguna Carapã tem uma fama quando à qualidade das estradas. Nestes últimos dias choveu praticamente direto e isso danificou muito as estradas. Mas estamos preparados para fazer, assim que o tempo melhorar, a manutenção e dar condições para que a próxima safra seja escolada da melhor forma possível”, garantiu.

Cultura

Laguna Carapã e conhecida nacionalmente pela realização da Festa do Pé de Soja Solteiro, um evento tradicional e que envolve as famílias locais. Na ocasião é premiado o produtor que inscrever o maior pé de soja. Mas em 2020 a festa foi adiada devido a pandemia e, para 2021, ainda há incertezas quanto sua à realização.

“É uma festa muito importante para o município e que foi suspensa no ano passado por conta da pandemia. Mas estamos no aguardo para uma decisão, até porque, perdemos o pavilhão de evento por conta dos temporais do ano passado. Se tivermos essa oportunidade, vamos fazer a festa do pé de soja, dando sequência aos costumes que temos aqui. É uma festa muito importante para o município e traz um conhecimento a nível de Estado e de Brasil”, disse Ademar.

Agradecimento

Ao fim da entrevista Ademar Dalbosco fez questão de agradecer os eleitores e toda a população de Laguna Carapã pelos votos, confiando a ele a coordenação da cidade.

“Agradecer a população, o eleitor, é primordial. Mas quero dizer também que Laguna Carapã pode ter certeza da minha seriedade, do meu trabalho e que eu quero fazer realmente o melhor. Fazendo o melhor estarei fazendo aquilo que me propus na campanha: cumprir com meus compromissos e fazer com que a população se sinta feliz em morar em Laguna Carapã”, finalizou.