Apesar de manobra de Lira, Rose ganha vaga na mesa diretora da Câmara - CANAL MS

LEIA TAMBÉM

Campo Grande (MS),

Post Top Ad

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Apesar de manobra de Lira, Rose ganha vaga na mesa diretora da Câmara

Mato Grosso do Sul terá sua primeira mulher integrante da mesa diretora da Câmara dos Deputados: Rose Modesto (PSDB) foi eleita nesta quarta-feira (3) para a comandar a terceira secretaria da Casa nos próximos dois anos. Ela foi candidata única e recebeu o voto positivo de 398 parlamentares. 

Inicialmente Rose foi indicada para ocupar a segunda secretaria, que ficaria com o PSDB pelo coeficiente de divisão de vagas por blocos partidários - os tucanos ficaram no grupo de Baleia Rossi (MDB-SP), candidato derrotado por Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela presidência da Câmara Federal em primeiro turno.

Contudo, Lira apontou atraso de seis minutos no prazo máximo de adesão do PT ao bloco de Lira, anulando então a composição anterior e remarcando de segunda-feira (1) para hoje a eleição do restante da mesa diretora. Isso deixaria quase todas vagas com o bloco encabeçado por Lira, mas negociação fez uma nova divisão.



Nessa divisão, o PSDB ficou com a terceira secretaria e repetiu a indicação de Rose. Outros dois deputados - Cássio Andrade (PSB-PA) e Júlio Delgado (PSB-MG) fizeram inscrição avulsa para concorrer ao cargo, mas foram indeferidos.

"É uma honra poder ocupar esse cargo na mesa diretora da Câmara dos Deputados. Uma secretaria importante, que cuida da parte administrativa, que tem responsabilidade por cuidar do uso do dinheiro público. Vou trabalhar com transparência para que cada cidadão do Brasil possa acompanhar tudo", destaca Rose, que completa.

"Espero que outras mulheres, de nosso Estado e de outros estados, tenham essa oportunidade de ocupar posições importantes, em todas as esferas. Quando uma mulher tem essa oportunidade, toda a sociedade ganha", frisa, acrescentando que pautas em defesa da mulher devem ter prioridade em seu trabalho.

A eleição da mesa diretora aconteceu no fim da manhã desta quarta-feira.