De olho no pós-pandemia, parceria vai investir na retomada da economia de MS - CANAL MS

LEIA TAMBÉM

Campo Grande (MS),

Post Top Ad

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

De olho no pós-pandemia, parceria vai investir na retomada da economia de MS

 Pensando no período pós-pandemia e na retomada da economia das cidades,  parceria entre o Sebrae e municípios vai levar qualificação para o setor comercial de 20 cidades de Mato Grosso do Sul. O projeto Cidade Empreendedora terá duração de 15 meses e contará com investimento de R$ 15 milhões do Sebrae, além de contrapartida das prefeituras.



Segundo o secretário Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, a proposta consiste primeiramente no estudo do funcionamento do comércio local. Em seguida, técnicos prestam consultoria nas mais variadas áreas, ensinando logísticas para que os municípios desburocratizem atividades, estimulem micro e pequenas empresas e  encontrem novas e sólidas fontes de emprego e renda.

"Esse projeto já foi levado a 11 municípios de Mato Grosso do Sul e garantiu resultados concretos. Hoje entendemos que as cidades estão preocupadas com a retomada das atividades locais. Aderindo à proposta, elas terão consultoria especializada na retomada consciente", comentou.

De acordo com Cláudio Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae, o Cidade Empreendedora segue metodologia desenvolvida ao longo de 10 anos, que já foi aplicada pelo Sistema S em 200 municípios do País. "Nos 15 meses de duração trabalhamos para que as cidades tenham bases para o desenvolvimento econômico.”, explica.

Como exemplo do que é ensinado, Mendonça cita prefeituras que dobraram a quantidade de compras públicas feitas em negócios locais. “O resultado disso é geração de emprego e fortalecimento local porque a cidade deixa de investir fora para deixar o dinheiro na própria região ”, afirma.

Perto de completar um ano da pandemia da covid-19, o presidente da  Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Valdir Couto de Souza Júnior, afirma que hoje é consenso entre as cidades a preocupação em fazer a economia girar. “Os municípios estão recebendo auxílio, mas sabemos que isso vai acabar. precisamos retomar a economia local porque são nas cidades que as coisas acontecem", relata.

Prefeitos têm até o dia 22 para se inscrever no Projeto Cidade Empreendedora. O Sebrae vai financiar 70% da parceria, enquanto as cidades entram com contrapartida de 30%.

O cadastro no processo seletivo pode ser feito no site do Sebrae.