Campo Grande abre pré-cadastro da vacina para pessoas com 40 anos Apenas o cadastro prévio está disponível e ainda não há previsão exata de quando esse grupo será imunizado - CANAL MS

LEIA TAMBÉM

Campo Grande (MS),

Post Top Ad

domingo, 2 de maio de 2021

Campo Grande abre pré-cadastro da vacina para pessoas com 40 anos Apenas o cadastro prévio está disponível e ainda não há previsão exata de quando esse grupo será imunizado

 Pessoas de 40 a 49 anos podem fazer cadastro prévio para, nas próximas semanas, tomar vacina contra a covid-19 em Campo Grande. É importante frisar que ainda não há previsão exata de quando esse grupo poderá ser imunizado, mas esse processo serve como forma da prefeitura fazer levantamento inicial e agilizar a vacinação.


Desde o início da campanha, em janeiro, vários grupos têm sido relacionados na plataforma de identificação elaborada pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública). Apesar disso, o imunizante fica disponível apenas para os que aparecem no calendário divulgado diariamente (veja quais estão disponíveis nesta matéria). Para realizar o pré-cadastro, é necessário clicar neste link e seguir as orientações. Entre as comorbidades especificadas, de acordo com diretrizes do Ministério da Saúde, estão:


Arritmias cardíacas

Cardiopatia hipertensiva

Cardiopatias congênita no adulto

Cirrose hepática

Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar

Diabetes mellitus

Doença cerebrovascular

Doença renal crônica

Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas

Hemoglobinopatias graves

Hipertensão arterial estágio 3

Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade

Hipertensão Arterial Resistente (HAR)

Imunossuprimidos

Insuficiência cardíaca (IC)

Miocardiopatias e Pericardiopatias

Obesidade mórbida

Pneumopatias crônicas graves

Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados

Síndrome de down

Síndromecoronariana

Valvopatias

Neste domingo - Hoje, 2 de maio, pessoas com 50 anos ou mais que tenham comorbidade podem ser vacinadas em Campo Grande com a 1ª dose da vacina Astrazeneca.


Além disso, também são contemplados profissionais da educação básica e assistência social, de 45 anos ou mais, trabalhadores da saúde, de 25 anos ou mais, e trabalhadores de transporte coletivo, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, de 18 anos ou mais


Entre os locais abertos neste domingo estão os drive-thru no Parque Ayrton Senna, no Albano Franco e na Cassems, na Via Park - das 7h30 às 17h. Além desses, o Guanandizão abre das 7h30 às 17h e o IMPCG das 7h30 às 16h30.


É importante que os pacientes realizem cadastro no site vacina.campogrande.ms.gov.br para agilizar o processo. Mais informações podem ser consultadas por meio dos telefones 3314-9955 e 2020-2170, ambos da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública).


Já foram vacinados - Trabalhadores da saúde, educação, transporte coletivo rodoviário, limpeza urbana, assistência social e forças de segurança já foram inclusos na vacinação ao longo dos últimos meses.


Além dos grupos iniciais - quilombolas, indígenas e idosos em instituições de longa permanência - idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência acima dos 18 anos, gestantes com 12 semanas de gestação e puérperas até 45 depois do parto também já estiveram inclusos, em algum momento, para a vacinação.


Ao todo, Campo Grande aplicou ao menos uma dose em pelo menos 192,2 mil pessoas, das quais 67,3 mil já receberam as duas - garantindo total eficácia prevista contra o coronavírus.