Câmara de Jardim aprova por unanimidade aumento de repasse para UTIs do Hospital Marechal Rondon - CANAL MS

LEIA TAMBÉM

Campo Grande (MS),

Post Top Ad

quarta-feira, 23 de junho de 2021

Câmara de Jardim aprova por unanimidade aumento de repasse para UTIs do Hospital Marechal Rondon

 Em sessão extraordinária presidida pelo vereador Glaucio Cabreira (PSDB), realizada na manhã desta quinta-feira (17), no plenário legislativo, os vereadores Eduardo Nardon (PP), Jakeline Ayala (PSD), Cesar Nogueira (PSDB), Professor Hans Muller (PSD), Rosi Maciel (PSDB), Beto Xuxa (PSDB) e Antonio Cauby (PATRIOTA), aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 007/2021, de autoria do executivo municipal, enviado à Casa de Leis pela prefeita Dra. Clediane Aréco Matzenbacher.


O documento solicita o repasse mensal no valor de R$ 36.000,00 (trinta e seis mil reais), via recurso próprio, para o Hospital Marechal Rondon, com a finalidade única de custear as despesas das Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), enquanto permanecer a utilização para tratamento/enfrentamento de pessoas acometidas pelo Covid 19, no município de Jardim.


Em Mensagem Legislativa 013/2021, a chefe do executivo municipal destaca vários itens urgentes, justificando tal solicitação ao poder legislativo jardinense.


  • A necessidade de manter a estrutura das UTIs no Hospital Marechal Rondon, neste momento de pandemia; 

  • O crescimento exponencial para manter todo o sistema em funcionamento, pois existem produtos que chegaram a 100% de aumento desde o primeiro valor apresentado, como sonda nasoenteral, nasogástrica, tubo endotraqueal, máscara não-reinalante, entre outros;

  • A necessidade de manutenção preventiva com maior frequência nos equipamentos como gasômetro, monitor multiparâmetros, respiradores e aspiradores, devido o aumento do quantitativo de pacientes em uso destes equipamentos, o que vem a gerar um valor maior de manutenção; 

  • O aumento das medicações consideradas como protocolo de tratamento aos sintomas respiratórios e as medicações do “Kit Intubação”, que também houveram aumento considerável, pois ocorreu uma maior procura pelos grandes hospitais;

  • Que as entidades hospitalares de grandes centros acabaram absorvendo os funcionários e dessa forma o custo de mão de obra aumentou exponencialmente.


“Espero desta Casa de Leis, e dos nobres parlamentares, uma avaliação, e se possível, aprovação para que este poder executivo seja autorizado a repassar o valor de R$ 36.000,00 mensais, ao referido hospital de nosso município, para complementação de gastos nos custeios das UTIs – Covid 19”, destacou Dra. Clediane Matzenbacher, que ainda ressaltou a importância dessa entidade hospitalar para toda a comunidade jardinense, oferecendo-lhes serviços da mais alta competência na área da saúde.


Após a votação, o presidente Glaucio Cabreira agradeceu o apoio dos vereadores e destacou o trabalho do legislativo em prol da comunidade jardinense, especialmente neste momento em que todos vivem a pandemia da covid 19. “Temos certeza de que com este aumento do repasse ao Hospital Marechal Rondon, será possível contribuir ainda mais com a saúde da nossa gente, acometida por esse vírus que ceifou a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Já perdemos muitos amigos aqui em Jardim e dessa maneira queremos que o referido valor mensal ajude nos custeios das UTIs Covid 19”, finalizou. 


Texto e Foto – Paulo Abílio