Alexandre Magno reforça diálogo e empatia para 2º mandato como procurador-geral de Justiça - CANAL MS

LEIA TAMBÉM

Campo Grande (MS),

Post Top Ad

sexta-feira, 20 de maio de 2022

Alexandre Magno reforça diálogo e empatia para 2º mandato como procurador-geral de Justiça

 O procurador-geral de Justiça Alexandre Magno Benites de Lacerda tomou posse na noite desta quinta-feira (19) para mais dois anos de mandato no cargo, a chefia do Ministério Público de Mato Grosso do Sul.  

Na ocasião, Alexandre Magno, que é o primeiro promotor a ocupar a procuradoria-geral, cargo até sua chegada só ocupado por procuradores (2ª instância da instituição), reforçou um dos principais valores de sua gestão: a empatia.  

“Existe muita gente que precisa de nós, por isso acredito que o Ministério Público deve ser uma instituição com mais diálogo, mais compreensão”, afirmou.  

Lacerda lembrou que muitos estavam acostumados com um Mnistério Público implacável demais, que apenas acusava sem se preocupar muito com as consequências. “Muitos estão acostumados com uma postura de bate-pau, que bate, grita e nada acontece, com baixíssima efetividade e resolutividade”, lembrou.  

O procurador-geral de Justiça de Mato Grosso do Sul lembrou que promotores e procuradores de Justiça têm de ter responsabilidade. “Quando se investiga alguém, deve-se considerar de que do outro lado há um ser humano. Muito não consideram que do outro lado há um ser humano, enxergam um objeto do prazer do ego, prazer da vaidade e do prazer de destruir reputações”, disse.

“Se é culpado, isso compete ao Poder Judiciário julgar. E compete a nós fazermos o nosso melhor na investigação, doa a quem doer, trazendo democracia sim aos bancos réus”, lembrou o procurador no discurso de posse. Segundo ele, quando o Ministério Público não age com inteligência e empatia, a instituição perde, e está fadada a voltar a ser uma instituição implacável apenas com os segmentos mais vulneráveis.  

Participaram da cerimônia, além de promotores de Justiça e procuradores de todo o Brasil, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB) e o presidente da Assembleia Legislativa de MS, deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB).  

Na ocasião, ambos parabenizaram Alexandre Magno Benites de Lacerda. Azambuja lembrou da parceria com a instituição, que visa instalar mecanismos de compliance em todas as secretarias do governo de Mato Grosso do Sul.