Festival da Carne de MS integra programação do FASP em Corumbá - - CANAL MS

LEIA TAMBÉM

Campo Grande (MS),

Post Top Ad

quinta-feira, 26 de maio de 2022

Festival da Carne de MS integra programação do FASP em Corumbá -

 A cultura e a gastronomia sul-mato-grossense estarão ainda mais unidas entre os dias 26 e 29 de maio de 2022, durante o FASP (Festival América do Sul Pantanal), que ocorre em Corumbá.


Além das atrações musicais, teatro, dança, literatura e demais atividades artísticas, o sabor e a tradição do churrasco, um dos pratos mais democráticos e característicos de nosso Estado, estarão presentes com o Festival da Carne de MS, que em sua segunda edição itinerante, chega à Capital do Pantanal.


A versão pocket do evento iniciou em abril, em Jardim, onde reuniu cerca de  2 mil pessoas. Diante do sucesso, a organização decidiu fortalecer o projeto itinerante, ampliando o acesso aos cortes nobres, para que mais pessoas possam conhecer as delícias do churrasco em sua essência. - “O Festival América do Sul é um evento super consolidado e ficamos felizes por fazer parte desse importante momento da nossa cultura, que traz a miscigenação como característica. Por ser um evento gratuito, ele amplia a mais pessoas o acesso à cultura e nós temos o objetivo de ampliar também mais acesso aos entusiastas da carne, valorizando nossa produção local”, avalia Henrique Corrêa, um dos organizadores do Festival da Carne de MS.


Localizado em frente ao Sindicato Rural de Corumbá, o espaço do Festival da Carne de MS durante o FASP reúne profissionais renomados, como Ale Ciasca, Jamil Siqueira, Teo Luis e Alemão BBQ, embaixadores do evento, que valorizam a pecuária sul-mato-grossense, fomentando o desenvolvimento econômico do Estado. No espaço serão montadas três estações, sendo uma de costela de chão, outra de linguiça e ainda uma de cortes nobres traseiros, com seus respectivos acompanhamentos.


 Para a produtora e organizadora do evento, Marcia Marinho, levar o Festival da Carne de MS à ‘Cidade Branca’ tem um sabor especial. Corumbaense, e com familiares ainda residindo no município, a experiência alia todo seu sentimento pela cidade Natal e sua paixão pela gastronomia de Mato Grosso do Sul.


“Todas as edições do Festival da Carne foram preparadas com muito carinho, mas esta é especialmente emocionante, já que traz muitas memórias afetivas da cidade em que nasci e agora, com a retomada do Festival América do Sul Pantanal após anos sem ocorrer, traz de volta à essa cidade toda a alegria típica do corumbaense, além de fomentar nossa cultura e turismo tão ricos. Estamos preparando tudo com o maior carinho”, revela Marcia.


Realizadora do evento, a Abrasel exalta a relevância da iniciativa para a tradição  culinária do Estado. “O Festival da Carne é de extrema importância para a gastronomia de todo o Mato Grosso do Sul, pois valoriza o produto que é carro chefe da nossa culinária e da economia.


O evento enaltece o movimento que chamamos de street food, ou seja, comida de rua, ainda mais quando é realizado dentro de um grande festival cultural, como o América do Sul Pantanal. Buscamos, enquanto Abrasel, fortalecer a gastronomia local e com o Festival da Carne, a cidade de Corumbá, cuja gastronomia é baseada nos pescados do Pantanal, agora, irá se destacar também com a cultura do churrasco”, ”, avalia o presidente da entidade, Juliano Wertheimer.


O apoio de instituições como o Sebrae/MS é determinante para a realização de iniciativas como o Festival da Carne de MS, que valoriza o empreendedorismo, a cultura e a produção local. “A pecuária é uma das atividades que fortalece a economia do nosso Estado.


E quando temos um evento que destaca justamente a carne, estamos fomentando a gastronomia local e toda a cadeia envolvida, como produtores rurais, criadores e os pequenos negócios do segmento. Esse é o papel do Sebrae, apoiar ações que impactem no desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul”, destaca Claudio Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae/MS.

Sabor e diversão - Para tornar o espaço do Festival da Carne de MS ainda mais agradável, no melhor estilo dos festivais, haverá atração musical. Na noite do dia 27 Levy e Kelmo Banda assumem o palco do Festival da Carne de MS, com o melhor do pagode. Já no sábado, dia 28, no almoço, Juci Ibanez leva seu talento para dar mais sabor ao evento e à noite, quem assume é a banda 4Ever com muito pop-rock.


O evento é realizado pela Abrasel com apoio da Saborise, Sebrae/MS, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul,  ABPO, 067 Vinhos, Poró Food, Brahma, Grupo Rotele, Moenda Carnes, Carvão Saci e Frey Supermercados.


Ainda em 2022 o Festival da Carne de MS deve ocorrer em Bonito, durante o Festival de Inverno, no mês de julho e em agosto, em Campo Grande, durante as comemorações do aniversário da Capital.


Mais informações: (67) 99640-1249. -