Com UBS sem atendimento, vereadora Flávia Bravo denuncia descaso com a saúde na Comunidade Santa Tereza - CANAL MS

LEIA TAMBÉM

Campo Grande (MS),

Post Top Ad

segunda-feira, 4 de julho de 2022

Com UBS sem atendimento, vereadora Flávia Bravo denuncia descaso com a saúde na Comunidade Santa Tereza

 A vereadora do município de Figueirão, Flávia Bravo (PSDB) fez uma grave denúncia por meio de texto e vídeo publicados em suas redes sociais, onde mostra o descaso do poder público local com os serviços de saúde ofertados à população da Comunidade Quilombola de Santa Tereza. 


Segundo ela, a Unidade Básica de Saúde (UBS) existente na comunidade foi fechada para reforma e desde então a população local está sofrendo com a falta de atendimento médico e vacinação contra gripe e covid-19, apesar de ter uma tec.de enfermagem no local só para dar informações porque atendimento mesmo só na sede do município.



A comunidade fica a 33 quilômetros de distância do centro de Figueirão, o que dificulta ainda mais a busca por atendimentos de urgência e emergência. 


Embora os parlamentares estejam de recesso, a vereadora fez questão de visitar a comunidade e registrar a situação. Na gravação, enquanto cobra providências da prefeitura, ela mostra defeitos no forro instalado recentemente na unidade, paredes sujas e com muitas infiltrações, entre outros problemas. 


“Suspenderam os atendimentos para reformar a UBS. Faz tempo que a população não está tendo atendimento e também não estão reformando aqui não. Não tem previsão, a população sem tomar vacina da gripe, sem tomar a quarta dose da covid, então eu peço providências”, disse ela no vídeo. 


A vereadora afirma ainda que encaminhou um requerimento à prefeitura cobrando providencias sobre a situação da unidade, mas que até agora não recebeu resposta. 


“Eu quero saber quando que vão responder, quando que vão tomar uma atitude aqui nessa UBS”, questionou. 


Flávia Bravo também mostrou nas imagens que apenas 3 aparelhos de ar-condicionado estão em funcionamento na unidade, embora o município tenha licitado 40 peças utilizadas na manutenção dos aparelhos. 


“Quero explicações porque a população quer saber”, finalizou. 


O município de Figueirão é um dos mais jovens do Estado, com apenas 19 anos de existência. A cidade fica localizada na Região Norte, a 260 quilômetros de distância de Campo Grande. 


Atualmente é administrada pelo prefeito Juvenal Consolaro (PTB), eleito em 2021. Desde que assumiu a prefeitura, Juvenal vem acumulando várias denúncias por parte dos vereadores que o acusam de má gestão. 


No mês passado, por exemplo, o vereador Edgar José de Lima (PSDB) também fez acusações de mal uso de recursos públicos pelo prefeito Juvenal, que segundo ele, não realiza a manutenção dos caminhões e máquinas agrícolas pertencentes ao município, que estão ficando sucateados. 


Em vídeo gravado pelo vereador, ele mostra várias máquinas que necessitam de consertos simples e caminhões em perfeito estado de uso, e que estão estacionados no pátio da prefeitura.