MIRANDA COMPLETOU 244 ANOS COM MUITAS FESTIVIDADES - CANAL MS

LEIA TAMBÉM

Campo Grande (MS),

Post Top Ad

segunda-feira, 18 de julho de 2022

MIRANDA COMPLETOU 244 ANOS COM MUITAS FESTIVIDADES

 Figurando entre as três cidades mais antigas de Mato Grosso do Sul, o município de Miranda completou neste sábado (16) 244 anos de fundação e a agenda de comemorações, que começou no dia 02 de julho, se estenderá até o dia 31. 


Neste domingo a programação conta com abertura dos portões da Fecir (Feira Ecológica cultural Indígena e Rural) pela manhã e encerramento da feira às 22h. Às 11h está programada a chegada da 17ª Cavalgada Ecológica; ao 12h o show de Prêmios Beneficente da Paróquia Nossa Sra. do Carmo e  às 20h final do rodeio em touros e logo depois shows com pratas da casa e com a dupla Rick & Renner. 


Miranda é o terceiro município mais antigo do Estado, perdendo apenas para Coxim e Corumbá. Foi fundado em 1778, época do Brasil Colônia, a partir da construção do Presídio Nossa Senhora do Carmo do Rio Mondego, período em que o País ainda era administrado por governadores-gerais. 


Com tantas histórias e tantas conquistas, a cidade pantaneira resolveu comemorar o aniversário com um mês inteiro de festa. 


E neste sábado (16), dia do aniversário, a agenda começou com Alvorada com a Imagem de Nossa Senhora do Carmo, que foi colocada no carro do Corpo de Bombeiros e saiu em carreata pelas ruas de Miranda. 


Às 8h, uma missa em ação de graças pelo aniversário foi celebrada pelo bispo diocesano na Igreja Matriz. Logo depois uma procissão seguiu para a Fecir (Feira Ecológica cultural Indígena e Rural), onde foi dada uma benção especial para a cidade. 


Também na manhã de ontem, no Estádio Piranhão, aconteceu o Jogo amistoso de futebol amador da Associação dos Bombeiros Militares de MS. 


No Centro de Educação Infantil (CEI) Ediles Moraes de Souza, o prefeito Fábio Santos Florença e outras autoridades assinaram ordens de serviço para o reinício das obras de construção do local, da reforma do Hospital Municipal Renato Albuquerque Filho e do Centro Referencial da Cultura Terena. Também foram entregues títulos definitivos de posse aos moradores do Bairro Nova Miranda.


Como parte da programação, o prefeito realizou visitas nas obras de construção da unidade Estratégia da Saúde da Família (ESF) do Bairro Previsul, da ponte sobre o córrego Vilas Boas, do prédio da Defesa Civil e da Biblioteca do SESI. 


Na pista de caminhada José Lourenço da Silva (Zé Paixão), aconteceu a inauguração da arena esportiva do MS Bom de Bola, construída pelo Governo do Estado e que será administrado pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).


No período da tarde, aconteceram na Aldeia Moreira e na Aldeia Cachoeirinha as assinaturas de ordens de serviço para construção de escolas municipais nas duas localidades. Foi assinada ainda ordem de serviço para reforma da Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI) instalada na Aldeia Moreira. As obras serão realizadas por meio de parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado e fazem parte do Programa Obra Parada Zero. 


Na Praça Agenor Carrilho aconteceu o desfile cívico em comemoração aos 244 anos de Miranda e no Parque de Exposições e Eventos 16 de Julho, teve rodeio em touros, shows com artistas pratas da casa e, em seguida, show nacional com a dupla Thaeme e Thiago. 


Também na noite de sábado foi realizado o grande Bailão da Cavalgada Ecológica na Fazenda Santa Inês e o Ginásio de Esportes Guilherme Maidana sediou a abertura da Miranda Cup, Campeonato internacional de futebol de campo de categorias de base e o jogo da Diversidade entre Balé de Munique (Miranda) e As Poderosas (Ladário),


Mês inteiro de festa


A administração municipal não poupou esforços para que a população pudesse comemorar os 244 anos de Miranda com muita diversão. 


A agenda de eventos começou no dia 2 de julho com ações de Assistência Social, atividades voltadas para o esporte, entrega de uniformes para idosos e crianças que participam de projetos no município, lançamentos de obras de construção de quadras esportivas, entrega de reformas de várias escolas, instalação de parques, entrega de obras para o esporte e infraestrutura, visita às obras em andamento, assinatura de licitações e muito mais. 


Na Câmara Municipal foi realizada a Sessão Solene de outorga de Títulos de Cidadão Mirandense e de Cidadão Benemérito e no Sindicato Rural, aconteceram Curso de Marketing Digital e de Fotografia profissional com smartphone, promovidos pela Fundação de Turismo, SEMAGRO e Secretaria de Turismo de Miranda. 


A agenda também incluiu a realização de shows gospel evangélico e católico. 

Na sexta-feira (15) aconteceu o show da dupla Sul-Mato-Grossense Munhoz e Mariano. 


Programação 


Os festejos do aniversário de Miranda continuam até o dia 31 e julho, de acordo com a programação abaixo: 

23 e 24/07 - Pista de caminhada José Lourenço da Silva Zé Paixão - 08h 3ª Fase da Copa Sul Mato-grossense de Velocross


23/04 Praça Agenor Carrilho - 20h30min - Show de Motos


30 e 31/07 - Parque de Exposições 16 de Julho


30/07 15h Concentração dos carros para testagem de som; 31/07 - 09h Início do campeonato de som automotivo.