Município comemora 114 anos de emancipação, nesta quarta-feira (20) - CANAL MS

LEIA TAMBÉM

Campo Grande (MS),

Post Top Ad

quarta-feira, 20 de julho de 2022

Município comemora 114 anos de emancipação, nesta quarta-feira (20)

 Bela Vista, distante 324 quilômetros de Campo Grande, comemora 114 anos nesta quarta-feira (20). Banhada pelo Rio Apa, a cidade ficou conhecida como “Princesa do Apa”, e de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), possui uma população estimada de 24.842 pessoas.

Ainda segundo o IBGE, a cidade começou a ser ocupada a partir de 1531, pelos sertanistas portugueses Pero Lopes e Francisco Chaves. Bela vista já foi palco de confrontos entre portugueses e castelhanos e, mais tarde, na Guerra do Paraguai.

O local foi


palco de muitas disputas, todos com a ambição de anexar as terras ao seu país de origem. Em 01 de outubro de 1777, foi assinado o Tratado de Santo Ildefonso, que reconheceu os direitos do Brasil sobre a região, restabelecendo como linha de limite o Rio Corrente, atual Rio Apa. Após muitos conflitos a região sofreu um total esvaziamento e permaneceu assim por cinco anos.

A região voltou a ser povoada após a necessidade de  um ponto de apoio comercial e de comunicação, numa pequena colina, às margens do Rio Apa. A principal atividade econômica da cidade é a agropecuária.