Assembleia Legislativa de MS vota projeto que reconhece o tuiuiú como ave símbolo do Pantanal

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realiza nesta terça-feira (25) mais uma sessão ordinária, a partir das 9h, com três projetos na pauta. Um dos destaques é o Projeto de Lei 290/2024, que propõe o reconhecimento oficial do tuiuiú como ave símbolo do Pantanal sul-mato-grossense.De autoria do deputado Junior Mochi (MDB), a proposta será votada em primeira discussão e ressalta a importância ecológica, cultural e turística da espécie para a região. Na justificativa, o parlamentar menciona que o estado vizinho, Mato Grosso, já adotou o tuiuiú como símbolo estadual, e defende a valorização da ave também em território sul-mato-grossense.
Outros projetos em pauta:
Projeto de Lei 12/2025 (discussão única)
De autoria do deputado Caravina (PSDB), estabelece a denominação oficial de “Vale da Celulose” ao conjunto de municípios que se destacam como polos impulsionados pela cadeia produtiva da celulose e por investimentos em infraestrutura e emprego. A proposta reconhece a relevância regional desse setor estratégico para o desenvolvimento econômico e logístico.Projeto de Lei 288/2024 (segunda discussão)
Proposto pelo Ministério Público Estadual (MPMS), altera a Lei 4.134/2011, que trata do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos servidores do órgão. O texto prevê a concessão de auxílio-invalidez para servidores aposentados por incapacidade permanente, que necessitem de assistência de terceiros.
COMENTÁRIOS