Fruto de diálogo: Senadores de MS avaliam projeto para cancelar ‘tarifaço’ dos EUA contra o Brasil
Nelsinho Trad e Tereza Cristina integram Comissão que trata sobre impactos das tarifas

Após senadores democratas e republicanos dos Estados Unidos apresentarem projeto para cancelar as tarifas impostas contra produtos brasileiros, parlamentares de Mato Grosso do Sul avaliaram a proposta. Tereza Cristina (PP) e Nelsinho Trad (PSD) comemoraram a medida e apontaram ser fruto do trabalho da Comissão Temporária Externa.
Presidente do grupo, Nelsinho destacou as articulações da Comissão. “Nosso trabalho abriu portas e gerou resultado: o Senado americano avança para reverter as medidas, fruto de uma construção responsável e sem confronto”, pontuou.
Assim, disse que “seguimos atentos, por soluções que preservem empregos, empresas e oportunidades para brasileiros e americanos”.
No mesmo sentido, Tereza reforçou que “o diálogo e a diplomacia parlamentar rendem frutos”. Para a senadora, o projeto “é um passo importante para proteger os empregos, o agro e a indústria do nosso país”.
Conforme a parlamentar, relatora na Comissão, “mais de 60 mil postos de trabalho e 10 mil produtos poderão ser prejudicados por essas barreiras comerciais” impostas pelos EUA.
Por fim, afirmou que o grupo seguirá “trabalhando por relações comerciais justas, que fortaleçam nossa competitividade e beneficiem o Brasil e também os Estados Unidos”.
Comissão
O grupo também inclui os senadores Jaques Wagner (PT-BA), Fernando Farias (MDB-AL), Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), Esperidião Amin (PP-SC), Rogério Carvalho (PT-SE) e Carlos Viana (Podemos-MG).
A comissão foi instalada após a viagem a Washington, em julho passado, na busca por tentar refrear a sobretaxa aos produtos brasileiros. Por fim, até o momento, os Estados Unidos não recuaram da tarifação. Contudo, excluíram alguns itens como celulose, minério de ferro, entre outros.
COMENTÁRIOS