Após uma década, radioterapia do HRMS deve ficar pronta em 2024, mas concurso não prevê profissionais

Retomada em agosto de 2023 após 10 anos paradas, as obras do centro de radioterapia no HRMS (Hospital Regional de ) devem ser concluídas no segundo semestre de 2024. Porém, superada a fase de obras, para que o centro entre em funcionamento será necessária contratação de mão de obra treinada, o que pode gerar um novo impasse para o oferecimento do serviço à população.

As obras são de responsabilidade do Ministério da Saúde, que contratou a empresa EMIBM Engenharia e Inovação Ltda, por R$ 9,9 milhões para execução de obras e instalação de equipamentos de infraestrutura. Já a contratação de mão de obra que vai atuar na unidade é de responsabilidade da SES (Secretaria Estadual de Saúde).

 

A obra do centro de radioterapia do HRMS foi incluída no Plano de Expansão da Radioterapia do Ministério da Saúde de 2024. Além de Mato Grosso do Sul, outras 28 obras do segmento estão em execução no país.

A cargo do Ministério da Saúde, para concluir a obra do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul falta conclusão da obra civil, solicitar equipamento, chegar o equipamento e emitir a licença de operação. Relatório de dezembro de 2023, mostra a obra com 33% concluída.

Concurso do HRMS não prevê vagas para radioterapia

Lançado no dia 26 de janeiro de 2024, após série de reportagens do Jornal Midiamax que expôs a falta de servidores no Hospital Regional, o certame não prevê vagas para profissionais atuarem no centro de radioterapia a ser inaugurado.

 

Das 279 vagas previstas no concurso, entre nível superior, médio, técnico e fundamental, nenhuma é específica para atuar no centro de radioterapia. Entre as vagas de nível superior há vaga para Médico Radiologista Intervencionista e Médico Radiologista, porém elas não atendem a necessidade, segundo fontes ouvidas pelo Jornal Midiamax.

Isso porque radiologistas fazem o diagnóstico por imagem, com equipamentos como raio-x, ultrassom e ressonância magnética. Já o profissional que trabalha na radioterapia como tratamento para o câncer é o radioterapeuta ou radio-oncologista.

A classificação final do concurso está prevista para julho de 2024, o que atenderia o cronograma para atuar no centro de radioterapia, inicialmente previsto para que as obras sejam concluídas em agosto.

Questionados sobre o planejamento da SES para abertura da radioterapia, o Governo do Estado informa que aguarda a atualização do cronograma da obra, que é responsabilidade do Ministério da Saúde, para a finalização do planejamento operacional.

Ministério estabelece equipe mínima para atuar na radioterapia

Desde julho de 2023, representantes da SES afirmam que é necessário readequar o projeto da operação da radioterapia do Hospital Regional de MS, para algo que atenda as atuais necessidades do Estado.

Apesar da equipe se dizer “empenhado” para disponibilizar o serviço o mais breve possível, o concurso com 279 vagas para o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), não prevê contratação de pessoal para atuar no centro de radioterapia.

A unidade deve oferecer os serviços de radioterapia e braquiterapia, para isso resolução n° 20/2006 do Ministério de Saúde, estabelece equipe mínima para compor os centros de radioterapia. O principal é o responsável técnico da unidade, que deve ser um médico com substituto com a mesma qualificação.

Botão Voltar ao topo